quarta-feira, 10 de abril de 2013

Direito de Resposta

Deputado Manoel Moraes (PSB) envia carta ao blog respondendo às acusações feitas a ele e ao seu partido pelo ex-vereador Nei Eurico, que acaba de deixar a agremiação partidária afirmando ter sido abandonado pelo parlamentar e seu grupo político.

image

Venho mui respeitosamente me dirigir aos leitores do blog Xapuri Agora! para me referir ao assunto da desfiliação do ex-vereador Nei Eurico do Partido Socialista do Brasil (PSB) e aos falsos argumentos por ele apresentados para justificar sua atitude.

Não me causou estranheza o ex-vereador ter abandonado o PSB, afinal é um direito que o assiste, embora tenha me tomado de surpresa a sua argumentação ao alegar que foi abandonado por mim e pelo partido. O discurso do ex-vereador Nei é típico de alguém que abandona um projeto em andamento após se sentir derrotado pelas urnas. A não reeleição de Nei Eurico é de inteira responsabilidade dele próprio, pois mesmo com o apoio do partido e de um grupo político ele não teve condições políticas para ser eleito novamente. O ex-vereador alega falta de recursos financeiros, mas é estranho que alguém que teve 4 anos de salários pagos pelo povo, não tenha tido uma organização financeira que o permitisse ser reeleito.

O discurso de Nei Eurico é precipitado, cheio de inverdades e interpretações equivocadas. Parece-me que o ex-vereador não entendeu que na política o projeto deve ser coletivo e não apenas para beneficiar meia dúzia de pessoas. Ele, infelizmente toma o jogo político como profissão que lhe pode render benesses pessoais. Eu, todavia não faço da política um trampolim, tampouco faço a miúda em troca de cargos e dinheiro indevido. Ao contrário do vereador que foi reprovado pelas urnas no último pleito, eu sou um deputado que tenho feito de tudo para honrar os votos que recebi e ainda não fui testado novamente pelo voto popular para me sentir reprovado como alega o vereador ao citar a comunidade Vai-quem-quer.

A respeito da comunidade citada é bom que se diga que eu tive praticamente 80% dos votos válidos daquela localidade. Não foi por obra do acaso os inúmeros votos que recebi no Vai-quem -quer. Foi fruto de trabalho e de anos de dedicação, das amizades que fiz naquele lugar, ainda do tempo em que trabalhei no IBAMA. Nei Eurico teve uma votação ínfima no Vai-quem-quer e não cabe a ele falar da minha capacidade eleitoral, visto que teve menos de 20% dos votos validos naquela localidade. Somente as urnas têm essa capacidade.

A respeito da acusação do ex-vereador de que eu esteja fazendo pouca coisa por Xapuri, prefiro acreditar que seja apenas um caso crônico de desinformação. Se o ex-vereador Ney se habituasse a ler jornais e portais de notícias, veria o trabalho que faço na Assembleia Legislativa do Acre. Por dois anos consecutivos fui o deputado campeão na apresentação de projetos e apresentei mais de 20 requerimentos relacionados a melhorias para Xapuri. Sou defensor de Xapuri e dos xapurienses até as últimas circunstâncias. Tenho trabalhado muito na Aleac, mas os resultados não vêm do dia para a noite. Este é um processo de construção e que demanda tempo.

Quanto ao clima de animosidade que ele alega ter permeado a eleição municipal passada é mais uma prova que o ex-vereador não consegue conviver com o contraditório. A aliança do PSB e PSC tinha seus pontos de discordância como cabe em toda boa democracia.

É importante ressaltar que Nei Eurico foi eleito vereador por conta do apoio intenso de um grupo político do qual faço parte. Pedro Tarauacá, Oseías e eu ajudamos a elegê-lo em 2008. Ajudamos em tudo, inclusive financeiramente. Ele está sendo injusto em não admitir isso. A gratidão é a maior medida de caráter de um ser humano, portanto já está provado que não se poderia mesmo esperar agradecimentos do ex-vereador. Gostaria que a verdade fosse reposta.

Infelizmente tem gente que se acha dono da razão mesmo sem ser. Eu sou daqueles que prefere respeitar a opinião dos outros desde que sejam baseados em verdades e não em mentiras deslavadas. Quem me conhece melhor sabe que além do projeto coletivo eu não tenho me esquivado a estender a mão para quem realmente precisa. Acredito que ainda vale a pena ajudar o próximo, mesmo que um dia a ingratidão seja a moeda de pagamento.

Nei está usando de covardia ao lançar sobre nós, eu e meu grupo político, o fracasso de sua eleição. Porque ele não despejou todos esses argumentos antes dos gastos que tivemos na eleição dele?

Por fim, gostaria de dizer que não sou o tipo de homem que funciona na base da pressão ou faça barganha para evitar aborrecimentos. Prefiro pagar o preço da ingratidão a me sujeitar a determinadas pressões de interesses políticos escusos.

Espero que Nei Eurico um dia entenda o valor da política e da amizade.

Sem mais,

Deputado Manoel Moraes.

Um comentário:

felipe sales disse...

" Quem me conhece melhor sabe que além do projeto coletivo eu não tenho me esquivado a estender a mão para quem realmente precisa." quem realmente lhe conhece deputado sabe q é exatamente ao contrario e só perguntar pelas ruas de xapuri