terça-feira, 2 de abril de 2013

Habemus Câmara!

image

A Câmara de Vereadores de Xapuri tem dado, no começo desta nova legislatura, uma grande demonstração do quanto as cobranças e as críticas feitas pela imprensa e pela população são capazes de promover transformações e mudanças de atitude.

Muito criticada nos últimos anos por uma infinidade de razões que podem ser sintetizadas na perda do seu objetivo primordial, a defesa dos interesses da população, a chamada “casa do povo” começa a retomar o seu verdadeiro e legítimo papel.

Antes apelidado de “latifúndio improdutivo”, o Legislativo Municipal voltou a ser palco de debates inflamados, discursos eloquentes e de atuações condizentes com aquilo que se espera dos representantes políticos mais próximos do povo: os vereadores.

O resultado do novo momento tem sido a lotação do plenário a cada sessão. Idosos, estudantes, funcionários públicos e donas de casa, entre outros, têm disputado semanalmente as poucas cadeiras de um espaço acostumado com a ausência de gente.

P4020427

O novo espírito da Câmara também está revelando outros pontos positivo: informações estão sendo prestadas sempre que solicitadas, projetos estão sendo discutidos em plenário e a maioria dos vereadores tem se mostrado receptiva ao trabalho da imprensa.

Vários podem ser os fatores que ditam o novo ritmo da Câmara, mas um deles, dando um pontapé na modéstia, é o trabalho desenvolvido por este blog e pela Rádio Educadora 6 de Agosto. A imprensa jamais atrapalha. Ela pode ser incômoda, mas sempre ajuda.  

O prédio do Legislativo-mirim prossegue com aquela cara desenxabida, sem os tradicionais letreiros que identificam toda (ou quase toda) sede de um órgão público ou privado. Mas, sem dúvidas, já podemos dizer algo que há muito tempo não se podia: Habemus Câmara!

Nenhum comentário: