segunda-feira, 8 de abril de 2013

Idésio Franke assume Incra no Acre

AC posse Sup Incra

Assessoria Incra

O engenheiro agrônomo e economista graduado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Idésio Luis Franke foi empossado na segunda-feira (8) como superintendente regional do Incra no estado. O novo representante do órgão é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estava lotado no Centro de Pesquisa Agroflorestal do Acre.

Idésio Luis Franke possui Doutorado em Desenvolvimento Sustentável, área de concentração Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável na área de Gestão de Ciência e Tecnologia também pela UnB e especializações em Planejamento Agrícola e em Fruticultura Tropical pela UFAC.

Foi pesquisador da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre, no período de 1990 a 1996, e diretor do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, de 2005 a 2010.

Em seu currículo consta ainda experiência na área de Planejamento e Economia Regional e Gestão Ambiental, com ênfase em elaboração de projetos, Informação, desenvolvimento sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, meio ambiente, planejamento, manejo florestal, sistemas agroflorestais e uso da terra.

Com uma postura dinâmica na forma de trabalho, mesmo antes da posse, Idésio Franke assumiu suas funções procurando se inteirar junto as divisões do Incra sobre a parte legal das áreas de regularização fundiária, participando de reuniões com as famílias ocupantes das áreas de conflitos e movimentos sociais organizados.

Em menos de um mês o novo superintendente do Incra já teve reunião com as famílias ocupantes das fazendas Campo Alegre, Canary, Canaã, Seringal Aquidaban e posseiros da comunidade Gleba Gaivota, no Seringal Bagaço.

Evitar conflitos, mediar para buscar o entendimento está dentro do Programa de Governo da presidente Dilma e do Governo Tião Viana (estadual), esclareceu o superintendente do Incra, acrescentando que nesse sentido foi dado um importante passo com a vinda do Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho. "Nos três dias de audiências realizadas com o ouvidor agrário foi possível encaminhar a resolução de empasses emblemáticos, para seguirmos no foco de assentar e assegurar aos trabalhadores rurais todas as políticas públicas que lhes são de direito", disse.

Idésio Franke enfatizou que dará prioridade à infraestrutura de ramais, estradas vicinais, nos projetos de assentamentos, ao crédito e à desapropriação e demarcação de áreas rurais, além de acelerar a titulação dos lotes em projetos já implantados.

Nenhum comentário: