quinta-feira, 20 de junho de 2013

II Conferência Municipal de Cultura

“Dizer aqui o que queremos, colocar nossas propostas é política cultural”, seu Tico (Foto: Assessoria FEM).

“Dizer aqui o que queremos, colocar nossas propostas é política cultural”, seu Tico (Foto: Assessoria FEM)

Rose Farias

Como etapa integrante da III Conferência Estadual de Cultura, e da terceira no âmbito nacional, foi realizada nessa semana, a II Conferência Municipal de Cultura, em Xapuri. Representantes de diversos segmentos artísticos-culturais, fazedores e gestores de cultura se fizeram presentes. Artistas locais abriram com a apresentação de clássicos da música popular brasileira, e a banda dona Júlia Gonçalves Passarinho, entoou o Hino Nacional brasileiro.

A solenidade contou com a participação do prefeito Márcio Pereira Miranda, da presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary Alves de Lima, da secretária Municipal de Cultura, Elisangela Horácio Menezes, do diretor de políticas culturais  da FEM, Assis Pereira, do representante do Conselho Estadual de Cultura, professor Júnior Uchoa, do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Judson Vladesco. Várias autoridades do município estiveram presentes.

"A cultura deve ser tratada de forma especial pelos governos. Aqui em nosso município temos várias manifestações que precisam ser revitalizadas. Precisamos sempre acender aquela chama e perceber o que a comunidade quer", disse o prefeito Márcio Miranda.

"As conferências que culminarão na Conferência Estadual e na  Nacional de Cultura, não se resumem somente à eleição dos delegados que representarão os municípios, elas vêm acompanhadas de conteúdo, do conceito mais amplo de cultura, não só das manifestações artísticas da dança, da música, do teatro, mas também dos costumes, da culinária, das tradições, das festas populares. Vocês de Xapuri, lugar que tenho um apreço profundo estão de parabéns", comenta Francis Mary.

A secretária de cultura, Rosangela Horácio, falou das perspectivas com a criação da recente secretaria, da importância das parcerias para a implementação do plano municipal de cultura, além dos programas e ações.

"Juntamente com o Conselho Municipal de Cultura já traçamos metas e ações que contemplam as diversas linguagens artístico-culturais, e que fazem parte do plano municipal de cultura. Todo esse trabalho só é possivel com parceiros, temos recebido um apoio maravilhoso de outras secretarias municipais ", disse.

Participação efetiva dos fazedores de cultura - A mobilização no munícipio garantiu a participação efetiva de representantes dos segmentos culturais, fazedores de cultura, o que promoveu o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, consumidores e demais protagonistas da cultura.  Com o tema "Uma política de Estado para a Cultura: desafios dos sistemas de cultura", eles se debruçaram sobre os eixos-temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais, e Cultura e Desenvolvimento.

Ele se diz um narrador da floresta. O produtor rural e ex-seringueiro, o escritor Seu Tico, 81 anos, fez questão de participar da conferência.

"Tenho dois livros já editados: 'Despedida da Floresta' e 'Contos da Floresta'. Dizer aqui o que queremos, colocar nossas propostas é política cultural. Estou aqui pra isso".

Foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.  O foco principal foi a  implantação das estruturas que integram o Sistema Nacional de Cultura (SNC). As conferências vêm se constituindo como importante mecanismo de participação direta  da sociedade civil nas decisões referentes às políticas públicas de cultura.

O calendário das conferências municipais se estende até o final de julho, e culminará com a Conferência Estadual de Cultura, em setembro deste ano.

Nenhum comentário: