terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mistério em Xapuri

image

Na ecológica Xapuri, a população se indigna com a suposta ação de um “serial killer” de árvores. Há algum tempo, benjamins e outras espécies que adornam as ruas da cidade têm sido alvo do que se acredita ser envenenamento. Foi assim com a frondosa árvore que se localizava ao lado da Casa de Chico Mendes, tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e com um pequeno benjamin que fazia sombra para a tradicional barraca do Café da dona Maria, quase em frente à agência do Basa no município.

Desta vez, a vítima da série de estranhas ocorrências foi a mangueira da imagem acima, localizada em frente ao Posto Português, na rua Cel. Brandão. Provavelmente afetada por alguma substância, a árvore começou a definhar e já apresenta os primeiros sinais de que sucumbirá. Quase centenárias, as muitas mangueiras que orlam a principal rua de Xapuri foram plantadas nas primeiras décadas do século passado e são um dos símbolos da cidade.

Vários internautas se manifestaram nesta semana através das redes sociais protestando contra os supostos crimes. Como é comum nesses casos, todo mundo reclama, mas impera a lei do “ninguém sabe, ninguém viu”, apesar da última vítima, a mangueira, estar localizada em um dos pontos mais movimentados da cidade e onde geralmente sabe-se tudo o que ocorre no pequeno povoado.

DSC07741

Resta indagar das autoridades ligadas à proteção do meio ambiente e do patrimônio municipal o que está sendo feito para desvendar o mistério. Na imagem acima, o benjamin ao qual me refiro acima.

Nenhum comentário: