sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Quem disse que estou certo?

Um paspalho anda ladrando pelas esquinas de Xapuri que me vendi ao prefeito Marcinho Miranda. Daí a razão de eu haver parado de atualizar o blog por alguns meses. Para não ser cobrado a criticar o atual administrador e não mostrar a situação lastimosa em que, segundo alguns, o município se encontra. Sugiro que retire o jumentinho da chuva quem pensa que pode me induzir a escrever aquilo que deseja ler. A estes recomendo que aprendam a escrever a criem seu próprio blog. É fácil e gratuito.

É evidente que a grosseria acima não destina aos queridos leitores que mesmo sem encontrar aqui atualizações diárias, como estavam acostumados, não desistiram de acessar esta paginazinha modesta e mal escrita. Esses, com certeza, se lembram que antes de parar de atualizar o blog expliquei minhas razões. As ações na justiça foram o principal motivo da parada. Não por medo ou falta de convicção quanto ao que escrevia, mas por cansaço de ser tão mal compreendido e desrespeitado no meu direito de se expressar.

Mas devo dizer que além das famigeradas demandas no Juizado Especial Cível – todas elas julgadas improcedentes, diga-se de passagem – também tive outras motivações para dar um tempo na escrita sobre os fatos e ideias do universo xapuriense. Quanto à essas, quero resumir dizendo que não sou palmatória do mundo e que não estou ideologicamente a serviço de quem quer que seja. Todos em Xapuri sabem em quem eu voto, mas ninguém pode me acusar de puxa-saquismo ou conivência com a filosofia de grupelhos políticos.

Quanto ao Marcinho Miranda, sou tão amigo deste atual prefeito quanto do anterior, Bira Vasconcelos. A amizade com o primeiro vem dos tempos de colégio, quando ensaiamos na militância estudantil. Com o segundo, da militância pelo Partido dos Trabalhadores, quando considero que humildemente contribui nos momentos de vitória e de derrota. Jamais espezinhei Bira neste blog e jamais o farei com Marcinho. Não em razão da amizade, mas simplesmente por uma questão de ética e de coerência profissional.

Quanto a Xapuri, não estou satisfeito com a situação do município nas várias últimas gestões que por aí passaram. Desde que me entendo por gente, tenho visto de tudo na nossa prefeitura. De prefeitos capazes, com enorme disposição e boa vontade, a doidos ensandecidos. Mas a grande verdade é que estamos há décadas parados no tempo. Estamos patinando na lama nesta e em outras administrações. Nem a aclamada “alternância de poder”, tem sido capaz de fazer Xapuri avançar.

Tivemos momentos bons em todas as administrações. Júlio Barbosa, no seu fantástico primeiro mandato. Wanderley, apesar dos pesares, também teve boas coisas em seu tempo como prefeito. Palavra que estou sendo sincero. Bira organizou, até certo ponto, um município em frangalhos. E Marcinho apenas começa seu segundo ano como prefeito e está prometendo avanços. Acho que é questão de justiça dar tempo ao menino sorriso, é óbvio que sem abrir mão de se cobrar de maneira pontual o que deve ser cobrado.

A responsabilidade pela situação estrutural de Xapuri é mais complexa do que se pensa. Não é fácil apontar culpados, mas infelizmente é essa a única coisa que tem se sabido fazer com maestria nos últimos anos. Um atirando a culpa sobre o outro, fórmulas mágicas que sempre cumprem bem o seu papel, uma vez que não existem, e o foco sempre direcionado para o próximo pleito eleitoral em detrimento da preocupação com os reais problemas que crescem de maneira diretamente proporcional ao sofrimento da população.

Bem, isso é apenas o que penso, e como bem diz meu letrado e ilustre conterrâneo Carlos Estevão, quem disse que estou certo?

Nenhum comentário: