quarta-feira, 19 de março de 2014

Excesso

Maxsuel Maia, via Facebook.

Em todas as instituições e corporações existem os bons e os maus profissionais. Os bons merecem ser elogiados, já os maus precisam ser combatidos e denunciados. No vídeo acima, gravado na minha pacata Xapuri, fica claro o despreparo emocional de um oficial da Policia Militar diante de uma situação que ele mesmo deixou tensa. Nem entrarei aqui no mérito das terras, me limitarei a falar sobre a atuação destemperada daquele que estava ali para estabelecer a ordem.

Assistindo ao vídeo, em nenhum momento notei reações violentas por parte dos "invasores", que se limitaram a gritar palavras de protesto, questionando acerca da prisão de alguns companheiros. Ninguém ali estava armado para o enfrentamento ou atirando pedras e paus nos policiais, cena comum nesse tipo de distúrbio. Mesmo assim, demonstrando nunca ter estudado uma disciplina chamada "uso progressivo da força", um policial parte pra cima de uma cidadã e desfere um tapa em seu rosto, numa atitude completamente desproporcional ao caso concreto.

Alguns defensores da ação alegam que houve desacato ao policial, como se isso justificasse o abuso cometido. Se houve o desacato, o procedimento correto seria dar a voz de prisão e conduzir a autora à delegacia para lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência. Pelo artigo 331 do Código Penal Brasileiro, a pena para o crime de desacato é detenção de até dois anos e não um tapa no rosto do autor.

Posto isso, é dever da corregedoria da Polícia Militar investigar os excessos dessa ação, punindo os infratores. Outro fator que denuncia o despreparo de alguns policiais é a tentativa de coagir os moradores que comentam ou compartilham o vídeo em redes sociais.

Segundo relatos, alguns jovens xapurienses foram "convidados" a retirar o vídeo de suas páginas pessoais. Alguém precisa esclarecer a esses maus policiais que vivemos num estado democrático de direito e que a época em que os militares coagiam, batiam e mandavam a população se calar ficou no passado distante.

Maxsuel Maia é xapuriense e ex-blogueiro.

Nota do blog: Infelizmente não consegui incorporar o vídeo ao blog, mas segue, abaixo, o link para que o leitor possa tirar suas conclusões. Neste momento estou tentando contatar o capitão Sílvio, comandante da PM em Xapuri, para que o mesmo possa contar sua versão.

https://www.facebook.com/photo.php?v=636066983114263&set=vb.100001329017504&type=2&theater.

Nenhum comentário: