segunda-feira, 17 de março de 2014

Invasão em Xapuri

image

Xapuri nunca possuiu movimento organizado de sem-tetos, mas literalmente da noite para o dia uma área de terras de cerca de 17 hectares, pertencente ao governo do estado foi invadida por centenas de pessoas para fins de moradia.

A ação começou a ocorrer por volta da meia-noite do último domingo, 16, e na manhã desta segunda-feira praticamente toda a área, que fica localizada na entrada da cidade, já havia se transformado em um enorme mosaico formado pelas divisões de lotes feitas com arames, linhas, cordas, sacolas plásticas e outros materiais.

Partes de outras áreas como a que circunda o aeroporto de Xapuri, pertencente à Aeronáutica, além de um terreno pertencente à extinta Companhia de Laticínios do Acre (Cila), também começaram a ser invadidos, mas a ação foi coibida pela Polícia Militar.

Entre os invasores que se encontravam na área pertencente ao governo do estado na manhã desta segunda-feira, era possível se notar pessoas de algumas posses, entre as quais haviam até mesmo funcionários aposentados e pequenos comerciantes.

A presença de representantes do governo vindos de Rio Branco nesta tarde para se reunir com os líderes do movimento não surtiu efeito. Uma proposta para que os invasores se retirassem do local até a chegada da Assistência Social para fazer um cadastro daqueles que realmente necessitam de um pedaço de terra não foi aceita. 

A terras do governo invadida nesta segunda-feira fica localizada em frente ao aeroporto da cidade. A área foi adquirida há alguns anos com o objetivo de ali ser construído um memorial em homenagem ao líder sindical Chico Mendes, segundo informações de fontes não oficiais que foram propagadas na época.

image

Desconhece-se, até o momento, de onde partiu ou como se deu a origem do movimento repentino de invasão, mas é bem possível que por trás de tudo exista um componente político cuja finalidade maior é causar reflexos nas eleições de outubro próximo.

Um comentário:

julio disse...

que que o Robertão está fazendo nessa invazão????? ele é sem teto??? eu não sabia..... pelo que sei é até comerciante????