segunda-feira, 31 de março de 2014

Rita Maia x IFAC - Um jogo que Xapuri ganhou

Bira Vasconcelos

Hoje o governador Tião Viana esteve em Xapuri para um ato simples, porém de importância histórica, pelo menos pra mim. Nosso Governador deu a ordem de serviço para que fosse iniciada a construção de uma escola com capacidade para 900 alunos, um investimento de 2,6 milhões de reais, onde irá funcionar a Escola Municipal Rita Maia.

Quando digo que é histórica pelo menos para mim, é em função da minha tomada de decisão como então prefeito de Xapuri em ofertar o prédio da melhor escola municipal para o funcionamento do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Acre-IFAC, e com esse ato convencer, juntamente com o ex-governador Binho, o ministério da educação a implantar o IFAC em Xapuri. O que se concretizou no dia 27 de dezembro de 2010, quando o presidente LULA me entregou a placa de identificação do IFAC-Campus Xapuri.

Juntamente com os professores Sérgio Flórido e João Ribeiro de Freitas, senti naquele ato uma das maiores alegrias como Prefeito e como cidadão, pois sabia que ali se iniciava um novo tempo para os jovens de nossa terra, abria-se naquele momento uma porta chamada OPORTUNIDADE, de melhoria de vida, de crescimento intelectual, mas principalmente de uma opção real à estagnação e ao marasmo intelectual a que estavam fadados, além, é claro, de um novo caminho ante o caminho sem volta das drogas.

Hoje o IFAC conta com 669 alunos, muitos recebendo bolsa para estudarem nos cursos regulares e outros sendo pagos para se capacitarem profissionalmente. Sei que a decisão foi acertada.

Contudo, uma coisa faltava. Quando conversamos, eu e o governador Binho, tinha uma questão: e os alunos da Rita Maia? A resposta foi firme e simples, o IFAC pode dividir o espaço com a Rita Maia no início dos seus trabalhos. Enquanto isso, a prefeitura compra um terreno próximo da atual escola e o Governo constrói outra escola.

Pois bem, como Prefeito compramos uma área de 100x100m, do mesmo tamanho da Rita Maia, na Rua Rotary, e doamos para o Governo. E com o apoio e esforço do Governador Tião foi elaborado o projeto e disponibilizados os recursos. E hoje o governador autorizou a empresa a começar a construção da Rita Maia, e muito em breve com a graça de Deus, teremos nos novos corredores e pátios, a correria, os gritos e alegria de criança se preparando para o futuro.

Obrigado aos servidores, alunos e aos pais da Escola Rita Maia e do IFAC, que passaram por tantos transtornos, mas que em breve estarão em novas instalações.
Obrigado Governador por mais esse compromisso cumprido com Xapuri.

Bira Vasconcelos foi prefeito de Xapuri no período de 2009 a 2012.

Nenhum comentário: