quarta-feira, 26 de março de 2014

Xapuri perde dona Carmen Veloso

DSC09887

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 26, aos 93 anos, dona Carmen Veloso, uma das quituteiras mais tradicionais de Xapuri. Conhecidíssima pela sua cajuína, seus licores e biscoitos, fez parte de uma geração de mulheres fortes e guerreiras que muito contribuíram para a formação da sociedade xapuriense.

Em 2011, em uma conversa com o jornalista Altino Machado, que passava pela cidade, dona Carmen proferiu uma frase que se tornou célebre: “Xapuri está uma merda”. Do fundo de sua pureza e sinceridade, dona Carmen motivou um dos debates mais acalorados, via internet, de que se tem notícia na velha “Princesa do Acre”.

Naquela oportunidade, dona Carmen fez aquilo o que muita gente tem vontade, mas se furta por uma infinidade de razões: exercer o direito sagrado e constitucional de dizer o que pensa, o que acha e o que sente sobre a terra em que vive. Ela ensinou que democracia se faz assim mesmo: com opinião carregada de causa e sentimento.

A partida de dona Carmen se constitui numa grande perda para a cultura de Xapuri. Ela, como outras e outros tantos dessa geração de heróis e heroínas, estão partindo sem conseguir conhecer, apesar dos esforços feitos com muito trabalho e dedicação, o modelo de cidade com o qual – certamente - muito sonharam.

A solidariedade do blog à família Veloso.

Um comentário:

felipe sales disse...

uma perda sem tamanho pois dona Carmem veloso era uma das pessoas mais queridas em Xapuri meus pêsames aos familiares.