quinta-feira, 17 de abril de 2014

Boato sobre ebola no Acre

Do G1 Acre

O Ministério Público do Acre (MP-AC) requisitou à Polícia Civil, por meio de um ofício encaminhado na quarta-feira (16) que um inquérito fosse instaurado para apurar a autoria da divulgação da notícia sobre a suposta contaminação de imigrantes pelo vírus Ebola. O boato foi espalhado no município de Brasiléia, distante 232 km de Rio Branco, onde se localizava o antigo abrigo.

De acordo com o MP-AC, o motivo da investigação é para averiguar se ocorreu contravenção penal de falso alarme e/ou crime de incitação da discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, falou ao G1 que o boato surgiu em um jornal de Brasiléia, em que o autor teria utilizado informações de outra reportagem.

“Ele [o jornalista responsável] viu uma reportagem com a organização humanitária ‘Médicos Sem Fronteiras’ falando sobre a distribuição do ebola no mundo. Aí tirou o que interessava para ele e publicou como se fosse a entidade falando que os haitianos têm o vírus ebola”, afirma.

Nenhum comentário: