terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Fé e festa em Xapuri

P1200047

Em Xapuri, uma coisa não desvanece: a força da fé da população católica no seu santo padroeiro - São Sebastião. Em nenhum outro lugar do estado uma manifestação religiosa possui dimensão semelhante, seja pelo fato de mobilizar toda uma comunidade ou pela maneira como interfere em vários aspectos da vida desta mesma comunidade independentemente do credo religioso de cada um de seus membros.

A história da Festa de São Sebastião se confunde com a história de Xapuri e acompanha, incólume, a trajetória de glórias que fazem parte da vida da cidade no decorrer de mais de 100 anos de existência. As origens da devoção xapuriense são incertas, mas relatos antigos dão conta de que meses antes de estourar a Revolução Acreana, que faria o Acre brasileiro, os nossos antepassados seringueiros já haviam elegido o soldado romano que deu a vida pelo Cristianismo como seu eterno patrono.

Neste ano, em que pese ter caído em uma terça-feira, a festa novamente demonstrou a sua força. Mostrou também que a mudança na rotina dos visitantes, que atualmente estão deixando para chegar um pouco mais tarde à cidade, não produz nenhuma interferência no espetáculo de fé e devoção a São Sebastião que se torna amplamente visível durante o percurso pelas principais ruas de Xapuri, no evento da grande procissão.

São Sebastião é realmente dono de uma força incrível. Energia espiritual que movimenta e fortalece a fé e a esperança dos xapurienses em dias melhores, em mais um ano de lutas, batalhas e realizações positivas. E que elas venham. O grande compositor e intérprete Zé Geraldo diz em uma de suas canções que “o povo que vive sem fé é um povo abandonado”. Esse, definitivamente, não é o caso do povo de Xapuri.

Nenhum comentário: