terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

“Hora de união”

Tião Viana retorna a Xapuri e reforça apoio ao município no enfrentamento à enchente

image

O governador Tião Viana voltou ao Alto Acre nesta terça-feira, 24. Depois de verificar a situação de Brasileia e Epitaciolândia, o chefe do Executivo acreano se dirigiu a Xapuri, onde se reuniu com o prefeito Marcinho Miranda e membros da Coordenação de Defesa Civil para definir detalhes da assistência a ser prestada aos desabrigados.

O governador garantiu a entrega de 300 cestas básicas e de 110 colchões para os abrigos públicos, além do fornecimento de água potável para as famílias desabrigadas. Tião Viana também afirmou que pedirá o auxílio do Exército Brasileiro para ampliar o apoio ao trabalho da Defesa Civil no município. 

“Solidariedade, trazendo apoio e atendendo a todas as necessidades da Prefeitura, da Defesa Civil, do corpo de bombeiros e ao serviço de saúde, da água a todo serviço de mobilidade para diminuir a dor e a perda dessas famílias. É uma hora de união, prefeitura ajudando governo e governo ajudando prefeitura”.

Marcinho Miranda, que havia decretado situação de emergência no município na noite anterior, agradeceu o apoio trazido pelo governador. De acordo com o prefeito de Xapuri, a ajuda do governo é fundamental para para que o município possa garantir às famílias desabrigadas o mínimo de dignidade durante o período que ficarem fora de suas casas.

“O apoio do governo, neste momento, é primordial. O governador veio aqui no domingo esteve de novo aqui e está cumprindo o que foi prometido. Acredito que até amanhã, tudo esteja encaminhado. Sem essa ajuda, não teríamos como garantir às pessoas atingidas por esse desastre as condições mínimas de dignidade e esperança”, disse o prefeito.

Em Xapuri, até o momento, mais de duas centenas de famílias já foram forçadas pela enchente a deixar seus lares por uma das maiores alagações da história. Na última grande cheia, em 2012, o Rio Acre subiu a 15,58 metros de profundidade. No evento atual, o nível das águas supera os 16,76 metros, em medição feita no começo da noite desta terça-feira.

Nenhum comentário: