quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Resposta ao desastre

Governo amplia ações de Defesa Civil na enchente histórica de Xapuri

image

Em razão do agravamento da enchente do Rio Acre em Xapuri, o governo do Estado resolveu reforçar, em parceria com a prefeitura, as ações de Defesa Civil no município que enfrenta a maior alagação de sua história. O nível das águas alcançou, na manhã desta quinta-feira, 18 metros e 08 centímetros.

A cidade tem um total de 611 famílias retiradas de suas casas, sendo 133 desabrigadas e 478 desalojadas. 1.655 é o número de pessoas diretamente atingidas pelo desastre natural. O número de bairros alagados chegou a sete. Várias localidades na zona rural do município estão isoladas pela enchente.

Para coordenar as ações da Defesa Civil Estadual na cidade, durante o período de crise, o governador Tião Viana enviou para Xapuri o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias. Sob a responsabilidade de Farias está o funcionamento de 11 equipes compostas por policiais militares, bombeiros, soldados do Exército e voluntários civis. De acordo com o secretário, o grande objetivo do governo é prestar auxílio e solidariedade à população de Xapuri.

“Nosso papel aqui é conduzir de maneira eficiente e objetiva, juntamente com a prefeitura, todos os movimentos da Defesa Civil Estadual no sentido de minimizar o sofrimento das pessoas afetadas por essa tragédia. A determinação do governador Tião Viana é de que não meçamos esforços para ajudar e confortar essa gente”, afirmou Emylson Farias.

Atendendo solicitação do governador, o 7º Batalhão de Engenharia e Construção – 7º BEC - enviou a Xapuri 11 caminhões traçados e um efetivo de 48 soldados para reforçar o trabalho de socorro às vítimas. No total, 159 homens estão à disposição da Defesa Civil. Além de fazer o resgate de pessoas nas áreas alagadas e de transportar os bens materiais, o trabalho também consiste em viabilizar os abrigos e coordenar a oferta de água potável e alimentação.

O Instituto de Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC – está arrecadando donativos para os desabrigados da enchente. Os 16 abrigos disponibilizados aos desabrigados de Xapuri já receberam do governo 300 sacolões e 150 colchões. Da Assembleia Legislativa do Acre chegaram mais 100 sacolões.

Nenhum comentário: