segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Rio Acre supera cheia histórica de 2012

image

A atual cheia do rio Acre já supera a enchente histórica de 2012 em Xapuri e Brasileia. No município vizinho, o nível das águas alcançou o patamar de 14,84 metros na tarde desta segunda-feira, 23, contra os 14,72 atingidos há 3 anos.

Em Xapuri, as réguas do Sistema de Alerta e Controle de Enchentes foram todas cobertas pela água, o que fez com uma nova estaca, na casa dos 15 metros, fosse instalada pela Defesa Civil. A última medição oficial informada por volta das 18 horas, apontou o nível de 15,65 metros, também ultrapassando a cota atingida em 2012, que foi de 15,58m.

Com relação aos desabrigados, a Defesa Civil está trabalhando com dois dados diferentes. Um contabiliza apenas as famílias alojadas nos abrigos. Outro é a soma do primeiro com o número de famílias que foram removidas para casas de parentes. No total, até o começo da noite desta segunda-feira, haviam 156 famílias (cerca 657 pessoas) fora de seus domicílios por força da enchente. Nos abrigos, a quantidade de famílias era de 86 famílias (cerca de 286 pessoas).

A previsão é de que a água continuará a subir nas próximas horas e o clima em Xapuri é de mobilização total. Depois de se reunir com representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal, além do comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, Cel. Carlos Gondim, o prefeito Marcinho Miranda acaba de informar através de sua assessoria que o decreto de situação de emergência já foi redigido e que será assinado ainda nesta noite.

Decretada a situação de emergência, o município ou estado atingido declara exauridos os recursos para dar resposta à situação estabelecida, e caso o pedido seja reconhecido pelo governo federal, o ente administrativo poderá solitar recursos ao próprio governo federal para reparar os estragos e complementar o atendimento ás vítimas.

Nenhum comentário: