sexta-feira, 20 de março de 2015

CASA BRANCA

1-P2260350

Erroneamente considerado como a Antiga Intendência Boliviana de Mariscal Sucre, onde Juan de Dios Barrientos foi deposto por José Plácido de Castro e seus soldados seringueiros, em 6 de agosto de 1902, o prédio chegou a ser utilizado, na década de 1980 como boate.

O historiador Marcos Vinícius das Neves afirma que a ideia de se atribuir à Casa Branca uma identidade que ela nunca possuiu se converte em um verdadeiro estelionato histórico. E essa reposição da verdade, segundo ele, não prejudica o valor cultural que o patrimônio possui.

A Casa Branca foi construída para funcionar como hotel e restaurante, na primeira década do século XX. Um anúncio publicado no jornal Folha do Acre, no dia 29 de novembro de 1910 (veja aqui), corrobora as afirmações do historiador.

No entanto, a placa de tombamento da Casa Branca como Patrimônio Histórico Cultural de Xapuri, com base numa mentira histórica, continua fixada ao lado da porta de entrada do prédio a espera de que alguém crie coragem de retirá-la pelo bem da verdade.

[Imagem+17.12.08+016.jpg]

No prédio estão expostas peças que relembram a Revolução Acreana, a atividade do seringueiro e obras de artistas locais e de outros pontos do Acre. Lá também estão expostas, em quadros padronizados, fotografias de vários prefeitos xapurienses.

Nenhum comentário: