segunda-feira, 2 de março de 2015

DEFESA CIVIL NACIONAL AVALIA PREJUÍZOS

IMG_20150301_165535872

O analista técnico da Defesa Civil Nacional, Reinaldo Soares Estelles (de barba e crachá), esteve em Xapuri nesse domingo, 28, para fazer levantamento dos prejuízos causados pela enchente que atingiu mais de 42% da área urbana do município e verificar o nível de resposta que as Defesas Civis Estadual e Municipal estão dando para o desastre natural que fez com que mais de duas mil pessoas deixassem seus lares.

Acompanhado do secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias (ao telefone), que está coordenando as ações da Defesa Civil Estadual durante a enchente em Xapuri, e do prefeito Marcinho Miranda (primeiro da esquerda para a direita), Estelles vistoriou os estragos causados no bairro Braga Sobrinho e no centro da cidade e recebeu informações detalhadas da Coordenação de Defesa Civil a respeito da situação dos abrigos públicos disponibilizados às famílias desabrigadas pela cheia.

O técnico da Defesa Civil Nacional também se reuniu com os membros das Defesas Civis Estadual e Municipal com o objetivo de orientar sobre a elaboração do Plano Detalhado de Resposta (PDR), que possibilitará ao município o acesso a recursos federais para ações de assistência humanitária. De acordo com Estelles, a Defesa Civil Nacional age de maneira complementar às ações estaduais e municipais buscando que esses dois entes consigam dar a melhor resposta possível à situação de desastre.

“Nós viemos aqui orientar a Comdec – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - e fazer um trabalho junta à Defesa Civil Estadual no sentido da obtenção de recursos tanto para as ações de resposta, que é socorro, assistência e restabelecimento emergencial, quanto para ações de reconstrução da melhor forma e o mais rápido possível”, afirmou.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Joscires Ângelo, a vinda do técnico da Defesa Civil Nacional a Xapuri tem uma grande importância para o correto detalhamento das informações necessárias para que o Plano Detalhado de Resposta seja bem sucedido.

“A oportunidade de tirarmos dúvidas pessoalmente e de entregarmos em mão alguns documentos com informações importantes sobre a situação do município torna muito mais fácil e seguro o nosso trabalho”, disse.

1-IMG_20150301_165401394_HDR

O Plano Detalhado de Resposta é o documento que detalha as ações que o ente beneficiário pretende executar com os recursos financeiros transferidos pelo Ministério da Integração Nacional (especificando quantidades, prazos, recursos necessários para a consecução de cada meta com seus respectivos itens ou etapas) e as necessidades de recursos materiais em atendimento às ações de assistência humanitária.

Nenhum comentário: