segunda-feira, 2 de março de 2015

RESPEITO É BOM, CONSIDERAÇÃO IDEM

É surpreendente como muita gente perdeu a noção de respeito e de consideração pelo semelhante. Isso acontece em vários aspectos da vida e em alguns deles poderia até certo ponto se explicar em razão do mundo competitivo e cada vez mais individualista em que vivemos. Mas não consigo entender como um comportamento normal que algumas pessoas se utilizem desse instrumento chamado rede social para ofender e achincalhar seus irmãos por conta de política partidária.

Chegam a dar nojo as postagens prontas, eivadas de ódio e preconceito, que são compartilhadas insana e continuamente, insultando e agredindo, da maneira mais sórdida e baixa, principalmente nordestinos, pelo fato de votarem como acham que devem. Do ponto de vista geral, isso não chega a causar grandes problemas, afinal de contas vivemos em um país onde racismo, xenofobia, discriminação social, apologia ao nazismo e à ditadura militar são coisas cada vez mais comuns, muitas vezes contando até mesmo com o endosso da grande mídia, de maneira velada.

A coisa ganha uma dimensão mais desagradável quando ocorre em meio a pessoas que convivem numa pequena comunidade como Xapuri, que não dificilmente estão a precisar umas das outras independentemente dos times para que torcem, se são católicos ou evangélicos, pretos ou brancos, gays ou heterossexuais. E a propósito, vivemos um desses momentos. Instante de tragédia, de união, de solidariedade e de irmandade. Mesmo nesse momento, há desalojado ao computador tachando de burro o seu vizinho por que este votou na Dilma Rousseff para a presidência ou no Tião Bocalom para o governo.

A partir de hoje, pessoas que postarem ou compartilharem esse tipo de discriminação entre os que estão na minha lista serão excluídos tanto das minhas relações virtuais quanto desse muito real mundinho de falsidades e hipocrisias em que somos obrigados (ou não) a tolerar pessoas que não merecem o mínimo de respeito não por terem votado em tucanos ou petistas, mas meramente pelo fato de serem extremamente intolerantes e preconceituosas, por se considerarem acima do bem e do mal, a despeito de notoriamente terem suas relações sociais e outras mais sempre pautadas na bajulação e no oportunismo barato.

Sou petista há 14 anos. Votei em Dilma Rousseff e Tião Viana. Trabalho para o estado do Acre e com a equipe do atual governo. E exijo que me respeitem não por conta dessa condição, mas porque sou um brasileiro que paga os escorchantes impostos a que todos estão submetidos, que enfrenta as mesmas dificuldades na hora de abastecer a motocicleta que possui como único meio de transporte, que também reluta em aceitar a constante alta de preços nas prateleiras dos supermercados, e que mesmo assim continua a trabalhar e a respeitar os seus iguais.

Que me perdoem o mau jeito aqueles que tanto prezo e que não são merecedores desse desabafo.

Nenhum comentário: