quarta-feira, 11 de março de 2015

“SE ESSE TAMARINEIRO FALASSE”

XAPURI_AGORA3110202RC (2)

Entre tantos patrimônios atingidos ou ameaçados pela enchente que paralisou Xapuri está uma testemunha silenciosa da história da cidade, um tamarineiro que não posso afirmar ser centenário, mas que garanto ter idade suficiente para haver feito sombra a várias gerações de acreanos que por muitas décadas subiram e desceram aquele barranco que hoje ameaça desabar levando junto com ele o personagem da breve crônica que segue, do xapuriense Edmilson Figueiredo, o Mapinguari.

“Se esse tamarineiro falasse contaria tanta história de quem namorou na sua sombra. De quem jogou a sorte dos carteados, das partidas de dominós. Ele falaria também dos amantes e de muito ódio; falaria dos amores realizados e perdidos. Dos estivadores, dos magarefes, dos poetas, dos seringueiros, dos castanheiros, dos mateiros, das embarcações, das canoas, das catraias. De muita gente ele teria argumento. Gente viva e gente até que já morreu e deixou saudade. Se esse tamarineiro tombar... Ah, como deixará saudade!”

Edmilson Figueiredo é xapuriense, filho de Júlio e Euri Figueiredo. Vive em Brasília, onde trabalha na Gráfica do Senado Federal.

Nenhum comentário: