segunda-feira, 16 de março de 2015

SOBRE OS DONATIVOS PARA XAPURI

Edmilson Figueiredo

Queridos amigos,

É sempre um prazer o contato com meus conterrâneos e familiares de Xapuri. Agradeço, de coração a iniciativa do Sérgio Roberto de divulgar neste canal a chegada dos donativos que arrecadamos no momento em que Xapuri vivia a enchente histórica. Vale ressaltar que em nenhum momento procurei ou permiti qualquer divulgação do que estávamos fazendo. É bem verdade que postei no meu face a divulgação da campanha. Como tenho muitos amigos aqui em Brasília, inclusive alguns jornalistas, muitos colaboraram com donativos. A pressão para divulgação na mídia escrita, no rádio e até mesmo na TV, foi grande. Acreditei na capacidade de mobilização no corpo a corpo mesmo. Até porque tínhamos problemas de logística sérios que relato a seguir.

Enfrentávamos um problema crucial, no primeiro momento, que era como fazer chegar essas doações até o destino, principalmente porque não desejávamos o oportunismo político, visto que o ato que estávamos envolvidos era espontâneo, voluntário. Onde o espírito era de solidariedade. Foi então que asseguramos que a distribuição dos donativos seria realizada pela administração da Paróquia de São Sebastião. A Igreja comprometeu-se com a distribuição e também disponibilizou uma conta para depósito.

A missão que parecia impossível era conseguir o transporte dos donativos de Brasília até Xapuri. Conversando entre família, meu primo César falou com o Francisco, dono da Viação Eucatur, que faz a linha Brasília - Rio Branco. Ficou acertado que mandaríamos pela Viação Eucatur 15 caixas com donativos. O problema é que, em pouco tempo, a sala do nosso apartamento ficou cheia de donativos. Como não houve menção ao tamanho das caixas, minha filha Mayra encarregou-se de conseguir as maiores caixas em supermercados e onde fosse possível... Com o problema do transporte resolvido, a etapa seguinte seria o de, em pouco tempo, fortalecer a campanha de doação, coletar e organizar tudo. Após armazenar na sala de casa todas as arrecadações, tivemos que inventariar tudo. A data limite para enviarmos ficou dia 5 de março na Viação Eucatur. Retiramos até mesmo nota fiscal, de Brasília, para não criar problemas com os Postos de Fiscalizações nas rodovias. Cumprimos o prazo. 30 caixas, 3000 itens, um fogão 4 bocas e um colchão.

Quem doou? Muita gente. Chamou atenção um grupo de arrecadadores que se formou na Estrutural, um bairro pobre daqui, mas muito solidário. Tivemos doações de muuuuitas pessoas. A todas, nosso profundo agradecimento! Mesmo depois de despacharmos para Xapuri, ainda continuamos a receber doações. Agora redirecionamos para o recebimento oficial feito pela Representação do Acre, pelo programa Acre Solidário.

Esperamos que o pouco que fizemos sirva para amenizar o sofrimento dos que sofreram com a enchente. Confesso que me sentiria melhor trabalhando no fronte, interagindo diretamente. Como não houve condições, agimos conforme foi possível. A lição que tivemos é que a solidariedade é uma qualidade humana! Muito obrigado a todos que estiveram diretamente envolvidos: Mayra, Gabriel, Amon, Hiná, Aymara, Vânia, Thiago, Stephane, Lucia, Tiago, Fernando, Fátima Regina, Carla, Bruno e muitos outros. Peço desculpas aos que não me recordei de citar. Agradeço também aos que estarão envolvidos na distribuição, tarefa difícil. E o nosso fraterno abraço aos que receberem e que se beneficiarão dos singelos donativos. A todos obrigado! Muito obrigado mesmo!

NOTA FISCAL_DOAÇÕES_BRASÍLIA

Nota fiscal dos donativos.

Nenhum comentário: