terça-feira, 31 de março de 2015

TENTATIVA DE FRAUDE AO SAQUE DO FGTS

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Xapuri suspendeu temporariamente a emissão das Declarações de Alagados, documento exigido pela Caixa Econômica Federal para que sejam feitos os procedimentos referentes aos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que serão liberados para aqueles que residem nas áreas que foram inundadas pela enchente do Rio Acre.

O motivo da suspensão dos serviços foi a constatação de que muitas pessoas estavam tentando se cadastrar de maneira indevida para acessar a vantagem oferecida de maneira exclusiva a quem foi vítima direta da alagação. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Joscíres Ângelo, aconteceu de em apenas uma casa constarem 18 viventes postulando o saque.

O que ocorreu foi que de olho na possibilidade de colocar a mão nesse dinheiro, muita gente se apressou em engendrar maneiras de fraudar o processo. O excesso de esperteza, além de não dar em nada, acabou por prejudicar quem realmente tem direito à liberação do saldo do FGTS nesse caso excepcional, pois a emissão das declarações foram suspensas para todos, sem exceção.

A boa notícia é que o atendimento a quem faz jus ao documento será retomado na próxima segunda-feira, 6. No entanto, medidas para dificultar a vida dos espertinhos serão tomadas. Depois de comunicar ao Ministério Público das irregularidades no processo de tomada de cadastramento, a Defesa Civil Municipal foi orientada a ser mais rigorosa na comprovação das informações recebidas.

O promotor de justiça de Xapuri, Bernardo Albano, afirmou que o MP estará atento para garantir a lisura do processo e resguardar o direito daqueles que realmente estão aptos a acessar os saques do FGTS. O fiscal da lei também disse que a prestação da informação falsa com o fim de se obter qualquer tipo de vantagem pode resultar em ação penal por crime de falsidade ideológica.

Nenhum comentário: