quinta-feira, 5 de novembro de 2015

TRE PRORROGA REVISÃO BIOMÉTRICA

1-PB050171

O Juízo Eleitoral da 2ª Zona, que abrange o eleitorado do município de Xapuri prorrogou por mais um mês o prazo para a conclusão do recadastramento com identificação biométrica dos eleitores, procedimento que, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, vai tornar mais seguro o exercício do voto no que diz respeito ao risco de fraudes, uma vez que o novo padrão de identificação evitará que uma pessoa vote no lugar de outra.

A prorrogação do prazo para o encerramento dos trabalhos se deu em razão de menos da metade dos 11.036 eleitores inscritos em Xapuri terem procurado os postos de atendimento para realizar o recadastramento. O novo prazo se estenderá até o dia 5 de dezembro próximo, data na qual o TRE pretende ter recadastrados dentro do novo sistema de identificação pelo menos 10 mil eleitores.

Todos os eleitores estão obrigados ao recadastramento, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. O não comparecimento à revisão cadastral resultará no cancelamento do título de eleitor e na impossibilidade de exercer o voto nas próximas eleições.

O próprio município de Xapuri também poderá sofrer consequências negativas caso a cota de 10 mil eleitores não seja atingida até o dia 5 de dezembro. De acordo com o TRE-AC, essa improvável ocorrência poderia resultar na extinção da 2ª Zona Eleitoral, cuja sede é Xapuri, que seria agregada à 6ª Zona, que tem sede em Brasiléia.

Os locais e horários de atendimento aos eleitores são: no Fórum Eleitoral da 2ª Zona, de 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e no sábado de 8h às 12h. Na OCA Xapuri, de segunda a sexta, de 7h às 12 horas e de 14h às 17 horas, e também aos sábados de 8h ao meio dia. Os eleitores devem comparecer nos locais e horários indicados portando o título de eleitor, se houver, um documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Nenhum comentário: