terça-feira, 12 de janeiro de 2016

POSSIBILIDADE DE NOVA ENCHENTE

A Defesa Civil de Xapuri informou nesta semana que já está planejando as ações preventivas para a possibilidade de uma nova enchente de grandes proporções como a que ocorreu no início do ano passado. A maior alagação da história da cidade alcançou os 18,29 metros de profundidade atingindo de maneira direta mais de 800 famílias ou cerca de 3.500 pessoas.

Joscires Ângelo (foto), coordenador da Defesa Civil Municipal, afirmou que algumas ações já estão ocorrendo, como o monitoramento de áreas em que há o risco de desmoronamento. Segundo ele, apesar de os rios Acre e Xapuri estarem se mantendo com nível estável nas últimas semana, a prefeitura tem se preocupado com a prevenção e o planejamento.

Os prejuízos causados pela enchente de 2015 à população atingida foram incalculáveis. Muita gente perdeu tudo o que tinha, até mesmo várias casas foram levados pelas águas. Cerca de 50 pessoas ainda estão morando por conta do chamado aluguel social. Outras se mudaram para a zona rural do município, onde possuíam pequenas propriedades.

A prefeitura de Xapuri já está elaborando também o seu plano de contingência para a possibilidade de novos eventos como os que ocorreram nos anos de 2012 e 2015. O documento deverá ficar pronto até o dia 30 de janeiro próximo, quando será apresentado a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais, devendo ainda ser validado pela Defesa Civil Estadual e Nacional. 

Nenhum comentário: