quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"XAPURI SEGUE FIRME, COM FÉ NO PADROEIRO"

Em Xapuri apenas uma coisa não se desvanece com o passar do tempo: a força da fé e da devoção da população católica no santo padroeiro da cidade - São Sebastião. Em nenhum outro lugar do estado uma manifestação religiosa possui dimensão semelhante, seja pela mobilização de toda uma sociedade dela ou pela forma como ela interfere na vida social e econômica da comunidade independentemente do credo religioso de cada um de seus membros. Nem mesmo os infortúnios arrefecem a devoção dos xapurienses.

Em 2015, Xapuri viveu um dos momentos mais difíceis de sua história. O Rio Acre alcançou 18,30 metros e deixou 40% da zona urbana inundada, desalojando de seus lares mais de 3.500 pessoas. A própria igreja de São Sebastião e a imagem do mártir cristão localizada na praça que leva o seu nome, no centro histórico da cidade, foram fortemente atingidas pelas águas no evento natural ocorrido nos meses de fevereiro e março do ano passado. 

Menos de um ano depois, os principais pedidos de agradecimento a São Sebastião eram referentes à força obtida pelos xapurienses para resistir ao sofrimento causado pela grande enchente. Pessoas que perderam suas residências, como o aposentado Sebastião Rodrigues, 60 anos, que está morando em uma casa mantida pelo aluguel social, vieram renovar seus votos ao santo padroeiro e pedir a realização do sonho da casa própria.


Sebastião Rodrigues, 60, perdeu a casa na enchente do ano passado
"Nós seguimos firmes, com fé no padroeiro São Sebastião e também nas nossas autoridades para que nossa Xapuri seja reconstruída e que a gente possa novamente ter a nossa casinha para morar", disse o aposentado à reportagem do programa Gente em Debate que era apresentado pelo radialista Washington Aquino em um espaço improvisado ao lado do salão paroquial.

Durante a procissão, o padre Francisco das Chagas, pároco de Xapuri, fez referência à enchente pedindo que o homem seja mais prudente quanto ao tratamento com a natureza e afirmando que o desastre que atingiu Xapuri foi consequência das agressões que o meio ambiente vem sofrendo nos últimos tempos. "Não podemos brincar com a força de Deus sem termos que responder pelos nossos atos", disse o sacerdote. 

A também aposentada Mariete Costa é uma das figuras mais conhecidas da Festa de São Sebastião em Xapuri. Como pagamento de uma graça recebida, ela se dedica há cerca de 15 anos a preparar a imagem do padroeiro para a procissão. A cada ano ela faz um arranjo diferente, traz novos materiais de Rio Branco e o resultado é sempre o mesmo: a beleza que pode ver na primeira imagem deste post.


Mariete Costa: promessa para o resto da vida
A graça recebida de São Sebastião Mariete não revela totalmente, mas deixa entender que se relaciona com um problema de saúde vivido há muitos anos por sua mãe, a doceira e também devota do santo, Adelina Morte, já falecida. "Preparar a imagem de São Sebastião para a procissão é uma coisa que eu faço com muita alegria e que pretendo fazer enquanto vida eu tiver", afirma com um sorriso de gratidão.

De acordo com a Polícia Militar cerca de 8 mil pessoas participaram da procissão de São Sebastião, na tarde desta quarta-feira, 20.

Nenhum comentário: