segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

BIBLIOTECA DO IFAC RETIRA PILHAS DO MEIO AMBIENTE

Um projeto envolvendo servidores da Biblioteca do IFAC/Campus Xapuri e alunos da instituição conseguiu em 2015 coletar cerca de 800 pilhas e este ano pretende avançar com orientações e instalações de postos de coletas das escolas da zona rural do município.

Trata-se de um projeto de logística reversa que consiste numa importante contribuição no cenário social e ambiental. Logística Reversa é o retorno do produto já consumido ou não à indústria, que é responsável pela destinação final correta, conforme Lei 12.305/10.

Os organizadores pontuam que através da coleta de pilhas, que ainda é uma ação pequena em comparação a grandes quantidades de materiais que são descartados na natureza, espera-se contribuir através da sensibilização ambiental, com a destinação correta desses materiais e consequentemente com a redução de riscos de contaminação do solo e dos rios. Pilhas contaminam o solo e as águas com materiais pesados, que são acumulados na natureza e no organismo dos seres vivos. 

Segundo o auxiliar de biblioteca, Kácio D’ Angelys, o projeto tem como base a sensibilização principalmente das crianças, que abraçam a ideia e se tornam multiplicadoras, repassando as boas práticas de preservação ambiental entre os amigos e familiares. O servidor projeta em 2016 uma maior participação das escolas da zona rural de Xapuri, onde a utilização das pilhas é ainda maior (seja no uso dos rádios e/ou lanternas) além do fato de não haver políticas para o descarte ideal desses produtos.

Nenhum comentário: