quinta-feira, 3 de março de 2016

DIA DO SERINGUEIRO

A data é pouco lembrada no Acre. Uma incoerência inexplicável numa terra que tem o seringueiro como um dos ícones de sua construção. As únicas menções alusivas ao Dia do Seringueiro são oriundas do governo do Estado, como mostra a imagem ao lado. 

Ronaira Azevedo de Barros, filha de um dos maiores representantes das históricas causas defendidas pelos seringueiros de Xapuri, o emblemático Raimundão Mendes de Barros, primo de Chico Mendes, me cobrou a registrar algo aqui no blog sobre a data. Como os seringueiros e suas histórias de lutas falam abundantemente por si mesmos, fui buscar no meu arquivo uma imagem que mostra a jovem militante ao lado do pai participando de uma homenagem ao mais conhecido de todos os seringueiros: Chico Mendes.

Em manifestação postada em sua página no Facebook, Ronaira afirma que carrega consigo o orgulho de ser filha de seringueiro. 

"As vezes me pergunto, por que discriminam os seringueiros, já que eles têm uma história de luta contra a fome e contra a devastação da floresta amazônica", diz. 

Ronaira de Barros é uma liderança jovem que atua dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes buscando incentivar a juventude seringueira a se engajar na luta por seus direitos e na busca por seu espaço na sociedade atual, mas sem deixar para trás as suas raízes. É uma missão das mais difíceis num mundo em que os jovens estão cada vez mais atraídos pelas luzes da cidade, mas Ronaira representa o espírito da resistência que sempre foi marca dos habitantes da floresta na luta pela preservação de seus costumes, de seu habitat e de sua própria existência. E é por meio dela que o blog homenageia a todos os seringueiros do Acre pela passagem de seu dia.

Nenhum comentário: