sábado, 5 de março de 2016

FILME ACREANO

Com um curta-metragem de Anno Birkin chamado “O Tédio”, o Acre estará representado entre os 205 selecionados para a 15ª edição da Mostra do Filme Livre, que começa no dia 9 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Até o dia 4 de abril, o público poderá assistir gratuitamente a obras de todos os gêneros, formatos e durações nesta que é a maior mostra de filmes independentes do Brasil. 
Mais duas produções acreanas se inscreveram para participar da MFL, mas somente “O tédio”, de 2015, foi selecionado. Para saber mais sobre a obra de Anno Birkin, clique aqui:  http://mostradofilmelivre.com/16/info.php?c=10049.
Estão ao todo na programação da MFL 35 longa-metragens, diversos debates e quatro oficinas de vídeo. A abertura no dia 9 de  março nos cinemas I e II, além das cabines do CCBB Rio terá transmissão ao vivo pela internet através do site http://mostradofilmelivre.com. Toda a programação e as sinopses dos filmes também estão disponíveis  no site da MFL.

Este ano, 1.342 filmes foram inscritos de todo o país, sendo 90% deles realizados de forma independente. Para a maioria deles, a MFL é a única oportunidade que os realizadores encontram de exibirem suas obras. A Mostra ainda será realizada em mais três capitais: São Paulo (de 16 de março a 7 de abril); Brasília (de 13 de abril a 2 de maio) e Belo Horizonte (de 25 de maio a 13 de junho). Também vai acontecer pela primeira vez em Niterói (RJ), em maio, no Cine Arte UFF.

“De curtas infantis (alguns feitos por crianças) a longas erotizados, sem esquecer os documentários e filmes não narrativos, abstratos e/ou videoartes que passam em loop por seis horas nas Cabines Livres, tem de quase tudo na MFL. E olha que apenas quinze por cento dos inscritos foram selecionados. São duzentos filmes que mostram a versatilidade, a poesia e potência do cinema possível brasileiro”, afirma Guilherme Whitaker, um dos curadores da Mostra, ao lado de Gabriel Sanna, Chico Serra, Diego Franco, Ricardo Mansur e Pedro Dantas.

Nenhum comentário: